Permutas Ganham Força No Mercado Imobiliário

Operando desde setembro do ano passado, a startup Permuta Fácil tem ganhado cada vez mais mercado como plataforma digital que inova a forma de se fazer negócios no segmento imobiliário brasileiro. Idealizada pela empresária Gis Jordão, a iniciativa é inédita no Brasil e no mundo. Trata-se de uma ferramenta de apoio que coloca em contato direto proprietários e profissionais interessados em permutar imóveis, promovendo facilidades para a realização de transações, sem perda de tempo e com economia de dinheiro.

A Permuta Fácil tem sido uma ferramenta facilitadora para a realização de negócios diante do atual momento do mercado imobiliário brasileiro, no qual quem quer ou precisa vender um imóvel tem encontrado muita dificuldade. Entre os fatores que tem gerado estagnação no mercado imobiliário estão as altas taxas de juros e a queda de confiança no futuro da economia do país, apontam os especialistas do segmento. Com isso, aumenta a quantidade de brasileiros que está esperando vender um imóvel para então comprar outro, então, a permuta se torna uma possibilidade cada vez mais atraente.

Desde o seu lançamento, há quase um ano, a Permuta Fácil passou por processos de aperfeiçoamento de suas ferramentas e já acumula resultados precisos. Seu principal diferencial é o cruzamento de dados, MATCHES que apresenta aos usuários aproximação de interesses específicos dentro do banco de imóveis disponibilizados na plataforma. “Nosso público é formado por pessoas que enxergam a permuta como possibilidade de negócio. Ao acessar a plataforma, o usuário cadastra gratuitamente seu perfil, seu imóvel e seu interesse em permuta. Automaticamente a plataforma cruza as informações e apresenta oportunidades”, afirma Gis.

A empresária conta que a ideia de criar a Permuta Fácil surgiu em meio à crise econômica, cenário que favoreceu o crescimento da prática de permuta de imóveis entre seus proprietários no país. Além disso, nenhum dos portais especializados em anúncios de imóveis oferecia esse tipo de serviço de forma organizada, com a agilidade e a confiança essenciais nos parâmetros de negociação. “Eu queria permutar um imóvel de minha propriedade, que precisava negociar rapidamente, e foi uma enorme dificuldade. Foi aí que percebi que faltava uma ferramenta específica para aproximar de maneira efetiva os interessados em permutas”, revela.

A tecnologia desenvolvida para a operação da Permuta Fácil permite o cruzamento de dados dos imóveis cadastrados, o que aproxima anunciantes com interesses em comum. Anunciar na plataforma é grátis e as propostas de negócios ocorrem praticamente de maneira instantânea. O pagamento à plataforma ocorre apenas quando o usuário acessa as oportunidades e somente se gostar da informação recebida, ele escolhe o plano de pagamento.

Hoje é possível encontrar cadastrados na Permuta Fácil desde imóveis rurais até comerciais, com maior foco nos imóveis residenciais na Grande São Paulo, no litoral paulista e na região de Campinas. Sobre a expectativa de crescimento, Gis Jordão afirma: “Estimamos um crescimento de 20% ao mês em nossa base de usuários e em no máximo cinco anos estaremos permutando imóveis em todo o Brasil”.

“Permutar imóveis é uma prática que existe no mercado imobiliário desde sempre, porém pouco utilizada. Nos últimos anos a permuta de imóveis vem crescendo, em função da crise econômica pela qual passa o País. Por meio de pesquisas, constatamos que para cada dez propostas de negócios existentes hoje no mercado, sete incluem possibilidade de permuta”, conta a empresária. “Estamos promovendo o empoderamento do usuário de nossa plataforma, que possui a opção de utilizar a Permuta Fácil de forma gratuita, com atendimento personalizado para o seu auxílio na realização do cadastro e publicação dos imóveis”, explica a empresária.

Para cadastrar um imóvel, o interessado precisa informar nome, email e telefone, CRECI ou CNPJ (no caso de profissionais), e tem de descrever o seu imóvel oferecido para permuta (no campo ‘TENHO’), e também os detalhes do imóvel que espera receber (no campo ‘QUERO’) da plataforma. Automaticamente, a Permuta Fácil cruza essas informações com as de outros usuários cadastrados e apresenta as oportunidades de permuta.

Recommend