Expansão Do Mercado Imobiliário De Luxo Impulsiona Crescimento Da Construção

 

Dados recentes da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revelam que o segmento de imóveis de luxo vêm apresentando um desempenho notável: os lançamentos de imóveis para o público de alta renda cresceram mais do que o dobro da média do mercado imobiliário.

O número de lançamentos dos empreendimentos de luxo cresceu 69,6% nos últimos 12 meses. O avanço no mercado imobiliário geral foi de 27,1%, com 88.620 unidades. De acordo com cálculos do Sindicato da Habitação (Secovi), o mercado imobiliário de luxo cresce a um ritmo de 20% ao ano.

Com este desempenho, grandes empresas do setor estão se dedicando, cada vez mais, aos imóveis avaliados em milhões de reais. A crescente demanda por residências de luxo faz com que as construtoras tirem novos empreendimentos do papel, seguindo um checklist dos pontos que agregam valor e os tornam exclusivos:

• Localização

Condomínios ou edifícios de alto padrão se situam em locais onde o metro quadrado é valorizado por sua proximidade com bons centros comerciais, pontos turísticos e parques bem conservados.

• Marca

A assinatura de um arquiteto renomado (colocando sua marca estética no projeto), somada à qualidade dos acabamentos executados com materiais de primeira linha, agrada àqueles que veem este tipo de empreendimento não só como uma moradia, mas como uma possibilidade de investimento a médio e longo prazo.

• Área de lazer

Piscinas, spa, cinema, espaço gourmet e academia são os itens “básicos” para o mercado imobiliário de luxo, porém, algumas incorporadoras vão além, disponibilizando elementos adicionais como, heliporto, supermercado, bistrô, ginásio de boliche e até marinas – quando o condomínio se localiza a beira de uma regata – para que os moradores possam estacionar seus barcos.

• Tecnologia

Além de todo o aporte tecnológico dos próprios condomínios, usado para monitoramento de segurança e manutenção, as unidades individuais oferecem dispositivos que regulam o funcionamento de lareiras, persianas, luzes, ar condicionado e banheiras. Além disso, as residências vêm com piso aquecido, instalação de aquecimento solar e elevador biométrico.

Para atender os compradores do mercado de luxo, surgem imobiliárias 100% dedicadas a este nicho. Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, a Unique se destaca como uma empresa especializada em decifrar as escolhas do cliente que procura conforto, segurança, bem-estar e boa localização na hora de adquirir um apartamento de alto padrão.

Fonte: Segs

Recommend