Museu Nacional será homenageado em instalação no MAM

O pilotis do Museu de Arte Moderna recebe, a partir da próxima quinta-feira, uma instalação em homenagem ao Museu Nacional. A obra assinada pela agência Crama Design Estratégico faz parte da mostra Rio+Design, que integra a Semana Design Rio, até domingo. Os visitantes poderão caminhar sobre cinzas e ver, por meio de efeitos visuais, imagens do Museu Nacional renascendo das brasas.

Ricardo Leite, CEO e Diretor de Criação da Crama, garante querer passar uma mensagem de otimismo, apesar do quadro de desolação deixado pelo fogo. “As perdas são incalculáveis e irrecuperáveis. Mas, como o MAM conseguiu se reinventar após ter, há 40 anos, 90% de seu acervo destruído pelo fogo, assim também esperamos que o Museu Nacional consiga recuperar sua importância para a cultura do país”, afirma, lembrando o incêndio que em 1978 arrasou o prédio modernista e destruiu obras de nomes como Picasso e Miró.

Ricardo diz ainda que as duas tragédias mostram como é urgente realizar ações imediatas nos demais equipamentos culturais que estão no Rio. As fotos usadas na instalação estão sendo coletadas com visitantes, como uma forma de chamar a atenção para a importância da população como agente de valorização desses espaços.

Queremos lembrar ao público que a cultura está em cada um de nós, o quanto ela é importante para a construção de uma nação e como nós, cada um de nós, ao irmos aos museus e demonstrarmos consciência de nosso papel cultural, valorizamos e temos o poder de pressionar governos a também valorizarem e destinarem verbas para a cultura”, defende Ricardo Leite.

Recommend