VISTORIA DE IMÓVEL- POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Usualmente em todos os contratos de locação existe uma cláusula que informa que o locatário deverá entregar o imóvel locado nas mesmas condições que o recebeu no inicio do contrato.

Se a pintura era nova, se o carpete estava limpo, se existia algum vidro trincado, algum azulejo quebrado, ou se as ferragens da pia da cozinha eram antigas e desgastadas, entre muitos outros detalhes existentes na unidade.Qualquer dano deverá ser reparado, mas os existentes antes da assinatura do contrato não poderão ser demandados. Por isto é fundamental fazer um laudo de vistoria por ocasião da  assinatura do instrumento que contrata a locação. Desta forma deverão ser evitadas  discussões futuras sobre as condições em  que o imóvel  esta sendo devolvido quando a locação termina, ou é interrompida.

É necessário que  seja  realizada uma  cuidadosa  vistoria na unidade. Esta, deve  registrar  através de fotos e laudo detalhado o estado em que o imóvel se encontra. Devem ser verificadas as  instalações, peças, aparelhos, utensílios e acessórios elétricos e hidráulicos,  informar e registrar e comprovar o funcionamento de tudo. Observar os  trincos e fechaduras, são o primeiro passo a ser dado. A pintura das paredes , teto , janelas e portas. Deve ser  especificada  a cor , se a pintura é recente, se apresenta manchas e etc.

Quanto as instalações hidráulicas,  importante informar como estão as torneiras  e misturadores, se todas estão funcionando. É prudente conferir também os  chuveiros, e escoamento dos ralos.  Observar se existem vazamentos nos sifões das pias, muitas vezes ocultados por armários. Testar o funcionamento das  descargas é recomendável.

A parte elétrica  também deve ser avaliada. Verificar se os interruptores estão funcionando, se as lâmpadas acedem , se as tomadas funcionam , sendo crucial checar o quadro de luz e disjuntores.

Documentar  o tipo de piso de cada  cômodo , assim como o revestimento, e o estado de conservação de cada qual. Se forem tacos de madeira, constatar se não existem tacos soltos, ou tabua corrida arranhada, sendo necessário explicitar imperfeições ou falhas.

Nos  banheiros, cozinha e área de serviço, onde existem pisos chamados  frios ou molhados,  serão, muitas vezes  encontrados, cerâmicas e azulejos nas paredes. Assim é preciso mencionar  o tipo de revestimento e  as condições em que se encontram.

Os vidros devem verificados. Das janelas, basculantes, Box blindex nos banheiros e portas. Se tudo esta funcionando, se existem trincas ou rachaduras. Armários, estantes, e outras peças de mobília, também devem ser descritos e caracterizados. Vale ressaltar que é importante mencionar as  dobradiças e puxadores. Se as gavetas estão abrindo e fechando normalmente, e todos os detalhes pertinentes.

E ainda, em caso de flats, imóveis mobiliados e equipados, é importante descrever todos os itens de per si, o mais detalhadamente possível, e  fazer o mesmo para os utensílios de cozinha, louça, talheres , copos . Além de jogos de lençóis, toalhas de banho, de praia , jogos americanos e toalhas de mesa.

Um laudo de vistoria  bem feito e detalhado evita dor de cabeça e aborrecimentos.

Este deve ser assinado pelas partes, locadores e locatários, e passa fazer parte integrante e complementar do contrato de locação.

……………………………………………………………………………………………………………

Fonte:

Sem título

www.sateliservicos.com.br

satelit@satelitservicos.com.br

Celular e Whatsapp: (21) 986424000

Fundada em 2008, A Satelit Serviços é uma empresa especializada em vistorias de imóveis e perícia imobiliárias com uma formulação inovadora e uma apresentação impecável
Uma das  únicas empresa  que  oferece um laudo minucioso, detalhado, com registro fotográfico e imagens digitalizadas, proporcionando maior confiabilidade e segurança na hora de locar um imóvel.

Recommend