Startup gaúcha permite aluguel de imóvel totalmente digital

Uma startup gaúcha se inspirou na tendência detectada no centro do país para criar uma plataforma que permite alugar um imóvel de forma totalmente digital, do agendamento da visita ao fechamento do contrato. É a Sohtec, fundada por Miguel Winiemko. A primeira cliente foi a imobiliária da família, a Barcellos, que operava há 50 anos de forma totalmente analógica.

Miguel detalha que o projeto, nascido para atender  apenas a essa empresa, foi ampliado. Agora, já tem outros clientes no Estado, em São Paulo e no Rio.

– A ideia é transformar qualquer imobiliária tradicional em digital. Na plataforma, é possível entregar documentação e fazer assinatura eletrônica de contratos, mais simples do que a assinatura digital e reconhecida pela legislação brasileira para locações. Só precisa de um e-mail – detalha o empreendedor.

A assinatura eletrônica é garantida em parceria com a DocuSign, detalha Miguel. Ao transformar todo o processo em uma transação digital, é possível cortar a passagem pelo cartório, acrescenta. Entre as clientes da Sohtec, está a Dalla Santa, especializada em locar grandes espaços comerciais, de lojas a shoppings inteiros.

Uma das inspirações da startup de Porto Alegre é a paulistana Quinto Andar, que faz somente locações totalmente digitais, não administra condomínios. Fundada em 2013, já recebeu aportes milionários e, entre este ano e o próximo, prepara uma expansão pelo país. E o Sul está na mira.

Recommend