O que começou com um grupo de blogueiros trocando dicas sobre jardinagem e paisagismo nas grandes cidades hoje é uma febre no mundo da decoração: a tendência do Urban Jungle consiste em encher a sua casa ou apartamento com plantas de todos os tipos, compensando a falta do verde no caos urbano das metrópoles.
Neste novo estilo de viver, o verde pode ocupar cada espacinho do lar, da cozinha, com hortas caseiras, ao banheiro. E os benefícios são inúmeros : além de purificarem o ar, as plantinhas auxiliam em nossa saúde e bem-estar.
Jardins verticais volumosos, trepadeiras e outros arranjos verdes fazem com que o morador sinta-se em um verdadeiro refúgio florestal. Se inspire com a tendência da vez e monte seu cantinho particular dentro de casa.
Banheiro em uma casa de praia no Guarujá, assinado por Korman Arquitetos. (Divulgação/Korman Arquitetos)
Neste ambiente, assinado por Marcelo Novaes Arquitetura Paisagística, o jardim vertical foi montado com blocos cerâmicos da GreenWall Ceramic, que garante o livre desenvolvimento horizontal das raízes das plantas e um sistema de irrigação mais eficaz. (Divulgação/GreenWall Ceramic).
Abaixo, confira 9 dicas para cultivar plantas dentro de casa:
1. Sempre coloque as plantas em um lugar iluminado e analise a luminosidade do local em que você mora antes de se decidir por uma espécie.
2. Saiba que tipo de luz a espécie precisa: pleno sol, meia-sombra e sombra. Plantas de meia-sombra gostam de receber o sol da manhã ou do fim da tarde, enquanto as de sombra preferem luz indireta, filtrada pela janela e até mesmo por cortinas.
3. Pouquíssimas plantas internas devem ser regadas diariamente.
4. Apesar de cada espécie possuir uma preferência, é difícil errar seguindo esse esquema: duas regas por semana no verão, e uma no inverno.
5. Uma boa ideia é fazer o teste do palito. Todos os dias, coloque um palito de dente – ou de churrasco, dependendo do tamanho do vaso – no solo. A velocidade em que o solo seca te ajudará a entender melhor as necessidades da sua planta.
6. O solo precisa ter seus nutrientes repostos periodicamente. Pergunte ao florista a frequência com a qual sua espécie precisa ser adubada.
7. Intercalar a adubação NPK 10-10-10 com húmus de minhoca e bokashi, um fertilizante composto de farelos orgânicos.
8. Apesar de popular, a torta de mamona não é tão recomendada: quem tem pets precisa tomar cuidado, pois ela é tóxica.
9. Se a planta ficar no lavabo, cuidado com o excesso de umidade: deixe os vidros das janelas sempre abertos para ventilação. Durante o dia, portas e janelas também.