Contribuinte pode pagar cota única do IPTU parcelada em 12 vezes no cartão de crédito

Divulgação/Prefeitura do Rio

Pela primeira vez o contribuinte carioca vai poder pagar o IPTU por meio de cartão de crédito e de débito. Com o novo serviço, até o pagamento da cota única – que garante desconto de 7% no tributo – poderá ser parcelado em 12 vezes. Para isso, basta escolher a opção cartão de crédito. A Secretaria Municipal de Fazenda informa que, para realizar o pagamento, é só comparecer a um dos postos credenciados (listados abaixo) de posse do RG, CPF, boleto atualizado do tributo e cartão de crédito ou débito. A cota única vence nesta sexta-feira (07/02).

A operação é possível graças a um convênio da Secretaria Municipal de Fazenda com uma operadora de meios eletrônicos, que permite o parcelamento do imposto em até 12 vezes – o contribuinte pode fazer uma simulação para ver qual parcela cabe no seu bolso. Isso ocorre porque o débito com a Fazenda Municipal é pago à vista pela empresa, de forma integral.

– É mais uma facilidade para o contribuinte, que  poderá gerenciar melhor seu orçamento no que diz respeito ao pagamento de tributos municipais – esclarece Cesar Augusto Barbiero, Secretário Municipal de Fazenda.

Os pagamentos podem ser feitos com os cartões das seguintes bandeiras: American Express, Elo, Hipercard, Mastercard e Visa. A taxa de serviço varia de acordo com o número de parcelas escolhidas pelo contribuinte.

Confira outros tributos que podem ser pagos com cartões de crédito e débito

É possível usar os cartões de crédito e débito para pagar outros tributos, como ISS, ITBI e guias de recolhimento do Município (DARMs). O meio eletrônico também pode ser usado para quitar débitos inscritos na Dívida Ativa, como impostos e taxas municipais em atraso. Disponível desde dezembro do ano passado, o pagamento com cartão é mais uma facilidade para o contribuinte quitar suas dívidas e evitar, por exemplo, que seu imóvel seja leiloado ou que seu nome seja incluído em serviços de proteção ao crédito.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses também já aderiu à prestação de serviços com pagamento do DARM feito por cartão de crédito. A novidade foi implantada na semana passada.

Locais onde pode ser feita a adesão ao pagamento por cartão de crédito ou débito

Centro Administrativo São Sebastião (CASS): Av. Afonso Cavalcanti, 455, anexo, térreo, Cidade Nova (de 2ª a 6ª, das 9h às 16h).

Edifício-sede da PGM: Rua Sete de Setembro, 58/A, Centro (de 2ª a 6ª, das 9h às 16h).

Av. das Américas, 700, Térreo, Bloco 6B, no shopping Città Office Mall, Barra da Tijuca  (de 2ª a 6ª, das 9h às 16h).

Rua Amaral Costa, 140, Campo Grande (de 2ª a 6ª, das 9h às 16h).

Rua Carvalho de Souza, 274 / sala 6, Madureira (de 2ª a 6ª, das 9h às 16h).

Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV) – Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120,  São Cristóvão, no Complexo Zona Norte da Vigilância Sanitária ( de 2ª a 6ª, das 8h às 17h).

Recommend