Fevereiro, 20/02/2020 – O Globo
BRASÍLIA — A Caixa lançou nesta quinta-feira sua linha de crédito imobiliário com taxa fixa. Quem aderir a esse modelo saberá quanto irá pagar ao longo de todo o contrato.
A nova linha, que estará vigente a partir de sexta-feira, terá taxas de juros entre 8% (para quem já é cliente) e 9,5% ao ano, para imóveis residenciais novos e usados. A quota de financiamento será de até 80%.
Com isso, os clientes do banco terão três opções de financiamento habitacional, já que a Caixa oferece outras duas linhas: uma corrigida pela Taxa Referencial e outra pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), lançada no ano passado.
Quem optar pela nova linha poderá escolher entre o Sistema de Amortização Constante (SAC), para contratos de até 360 meses, e pela Tabela Price, para financiamentos de até 240 meses.
O crédito imobiliário com taxa fixa foi anunciado no ano passado, mas a data de implementação ainda não havia sido definida.
Veja como funciona: Caixa vai estender linha de crédito atrelada à inflação para as construtoras
— Nós teremos algo que realmente vai deixar a população com orgulho, porque vamos permitir que as pessoa tomem empréstimos por 20, 30 anos, sabendo desde o primeiro dia quanto que elas vão pagar — afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante o lançamento, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Na quarta-feira, a Caixa informou que teve um lucro líquido contábil de R$ 4,899 bilhões no quarto trimestre de 2019. Ao longo de todo o ano passado, o banco lucrou R$ 21 bilhões, uma alta de 103% em relação ao resultado de 2018. A lucratividade foi recorde no ano passado e foi influenciada pela venda de ativos, disse o banco.