Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Os cartórios brasileiros passaram a autenticar documentos pela internet, por meio da plataforma e-notariado, da Central Notarial de Certificação Digital (Cenad).

Segundo a Colégio Notarial do Brasil (CNB), responsável pela Cenad, o procedimento permite a “materialização e desmaterialização” da autenticação do documento, o que torna a movimentação do documento já certificado mais rápida.

Veja como fazer para autenticar documentos:

• Quem precisa autenticar um documentos deve solicitar o serviço a um tabelionato de sua preferência;
• Depois, deve enviar o documento por e-mail, caso seja digital;
• Caso documento seja físico, é preciso comparecer ao tabelionato para digitalizá-lo e, assim, o enviar para a autenticação;
• A plataforma vai enviar o documento já certificado ao tabelião, que será responsável por verificar sua autenticidade;
• Um comprovante é gerado na plataforma após o procedimento, com dados do notário ou responsável que tenha feito a assinatura de autenticação, bem como a data e hora da assinatura, além de um código de verificação.

Procedimento traz segurança jurídica nas negociações

Após o procedimento ser finalizado, o usuário receberá um arquivo em PDF do documento autenticado digitalmente pelo cartório. Ele poderá movimentar o arquivo por e-mail ou por qualquer outro meio eletrônico que preferir com a garantia jurídica da validade do documento.
“Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (email, whatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou Gisele Oliveira Bastos, presidente da CNB.

Outros serviços

Além de autenticar documentos, na plataforma e-notariado já é possível realizar outros serviços, como assinatura digital de escrituras, procurações, atas notariais, realização de testamentos e divórcios e separações extrajudiciais por videoconferência.
A plataforma pode ser acessada pelo endereço:

https://www.e-notariado.org.br/

Recommend